Os aborígenes australianos são a população nativa da Austrália (ilha da Oceânia), de pele negra, embora se diferenciem dos africanos por diversos traços físicos. Pensa-se que os primeiros alcançaram a Austrália provavelmente há cinquenta mil anos. Outras teorias consideram os primeiros habitantes das Américas como sendo parte do grupo racial australóide, embora não seja consensual.
Quando os europeus chegaram à Austrália, em 1788, estima-se que existiam 750 mil aborígines espalhados pelo país, subdivididos em 500 grupos e com cerca de 300 dialetos diferentes.A chegada do homem branco trouxe sofrimento aos aborígenes, pois eram forçados a trabalhar na agricultura. Estes foram perseguidos, muitos foram mortos por envenenamento (uso de arsénio), com o objectivo de dizimar populações inteiras, homens, mulheres e crianças.
Depois de um longo processo, em1976, foram criadas leis específicas para proteção aos direitos dos aborígenes. As suas crenças são, de facto, diferentes daquilo que nós, Ocidentais e Europeus, estamos habituados. Os aborígenes australianos acreditam que o mundo teve inicio num período chamado “Sonho”, onde os espíritos ancestrais deixaram o céu com destino à Terra. Eles teriam moldado as rochas, os rios, as montanhas, florestas e desertos, além de ter criado também os povos, animais e plantas. Eles teriam estabelecido o modelo pelo qual a vida deveria ser seguida, as leis e costumes. Muitos dos rituais, músicas, danças e cerimónias aborígenes tratam da conexão entre o plano espiritual e material.
Para os Aborígenes sobreviventes, o governo australiana (que recentemente pediu desculpas públicas pelo que fizeram a este povo, indemnizando muitas famílias) instituiu ajudas, facilidades e privilégios que o Australiano comum não tem. Apesar de muitos Aborígenes estarem bastante integrados na sociedade actual, incluindo forte actuação na política, nas artes, em todas as áreas de trabalho, e direito ao voto, a maioria ainda continua a viver isoladamente em terras e regiões longe das grandes cidades.
Actualmente, os aborígenes representam apenas cerca de 1% da população da Austrália, não ascendendo a mais de 200 mil indivíduos. No entanto, a sua história e as suas práticas estão muito ligadas à Natureza. Por exemplo, os boomerang foram muito utilizados pelos aborígenes como instrumento de caça.
Para compreender melhor a paisagem australiana e o modo de vida dos aborígenes recomendo o visionamento do filme "Australia" (2009).
Sem comentários:
Enviar um comentário